A programação de junho do MAM Educativo faz um convite para o público participar de atividades que fomentam uma produção cultural plural e diversa a partir de eixos temáticos, com destaque para a relação da humanidade com as questões climáticas e a manifestação do orgulho LGBTQIA+. A agenda do MAM Educativo é gratuita e compreende desde as culturas da infância, popular, de rua e gênero à diversidade étnica, presentes no ambiente cultural artístico do museu.
Na semana seguinte, no dia 15, o MAM Educativo se inspira na exposição Santídio Pereira: paisagens férteis para promover um espaço de troca, reflexão e criação, a partir das memórias individuais e coletivas do artista piauiense que se conectam com o entorno do Parque Ibirapuera.
Pegando carona com a 28ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, no dia 20, a professora Sansorai Oliveira convida o público a um encontro para apresentar, debater e se aproximar da produção de artistas contemporâneos que lidam com esta temática em suas produções, como Vulcanica Pokaropa, Rosa Luz e Leonilson.
Para além da apresentação de artistas, a atividade busca neste encontro a promoção de uma práxis que contemple a inclusão desta temática no cotidiano das pessoas.
Confira a programação na íntegra e participe
01/06 (sábado) às 15h
Família MAM
Oficina Histórias de Brincar Junino com Histórias de Brincar
Nesta oficina com história autoral contada por Flora Barcellos e Marina Siqueira, o grupo Histórias de Brincar reúne algumas das narrativas que compõem a História da Festa Junina ou Joanina no Brasil. Vivenciando diferentes folguedos como o Coco, o Boi, o Cacuriá, e símbolos como a fogueira e o balão, crianças e suas famílias poderão ressignificar esta festa em seu contexto educativo e cultural.
Histórias de Brincar é formado por Flora Barcellos, Marina Siqueira e Flora Poppovic. É um projeto protagonizado por três artistas que perceberam na Cultura Popular Brasileira o espaço que buscavam para confluência do que desejavam desenvolver nas esferas da música, dança, educação e cultura da infância. Desde 2014, o grupo desenvolve um trabalho de shows, oficinas, formação de educadores e prestação de consultoria em instituições educacionais e de outros portes, além de uma websérie de vídeos, em que apresentam histórias contadas oralmente, permeadas por canções e brincadeiras da cultura popular. Os temas são norteados pelos Ciclos da Cultura Brasileira (carnavalesco, junino e natalino) e nossas Matrizes Étnicas Formadoras (ibérica, indígena e africana).
Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de três anos, acompanhadas de suas (eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Limitação de até 40 pessoas. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.
02/06 (domingo) às 15h
Domingo MAM
Karaokê do Orgulho LGBTQIAP+
No dia que acontece a 28ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de São Paulo, o MAM Educativo convida o público a soltar a voz com canções que celebram o orgulho e o respeito à diversidade.
Atividade presencial e gratuita, aberta ao público, na Marquise no entorno do MAM (verificar local no dia na recepção do MAM). Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência.
05/06 (quarta) às 19h
Programa de Visitação + #mamonline (post instagram e youtube) + Semana do Meio Ambiente + Arte e Ecologia
Melhores Momentos: Rios e Ruas
Quem visita o MAM e passeia pelo Ibirapuera provavelmente cruzou com algum dos rios que atravessam o Parque. As águas que constituem esses rios viajam por um longo percurso até chegar no Parque e seguem diferentes destinos depois de passar por ele. Nesta caminhada, percorremos os principais pontos que ligam a história desses rios, com ênfase nos rios Sapateiro e Caaguaçu. O roteiro da caminhada é inspirado no audioguia “Águas do Ibirapuera” disponível no youtube do MAM. O percurso contempla aproximadamente 2,8 km com 4 paradas em cada estação para ouvir a trilha do audioguia, e nosso ponto de partida será o MAM. O vídeo apresenta os melhores momentos da Caminhada pelas Águas do Ibirapuera.
06/06 (quinta) às 19h – online
Contatos com a arte + Semana do Meio Ambiente + Arte e Ecologia
Arte e emergência climática com Amanda Paralela
Qual papel a arte pode desempenhar no combate à emergência climática? Neste encontro, conversaremos sobre as relações entre arte e meio ambiente, considerando práticas artísticas ancestrais e contemporâneas. Tomando como referência o trabalho de artistas que desafiam e transformam narrativas dominantes sobre a relação humano-natureza.
Amanda Paralela é educadora, artista visual e designer. Seu percurso acadêmico é composto pela formação em Design Gráfico pela UMC; licenciatura em Artes Visuais pela FPA e pós-graduação em A Natureza Que Somos Filosofias e Práticas para uma Atuação Genuína no Mundo pela A Casa Tombada. Atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sua pesquisa permeia experimentações em diferentes linguagens artísticas como colagem, desenho e fotografia. Acredita que a infância é um estado de ser e estar que não se limita a uma única fase da vida, e que os pássaros estão entre os seres mais criativos desta Terra.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail [email protected] após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
08/06 (sábado) às 11h
Contatos com a arte + Semana do Meio Ambiente + Arte e Ecologia
Vivência Sharing Nature com Rita Mendonça
A abordagem Sharing Nature é uma proposta pedagógica de educação ao ar livre, que orienta o educador a cuidar do estado de atenção de seus grupos para que a experiência com o mundo natural seja sensível, focada e profunda. Recomendada para crianças a partir dos 7 anos, jovens e adultos, esta proposta é formada por um conjunto de jogos, dinâmicas e brincadeiras que facilitam a aprendizagem ao ar livre, estabelece uma relação genuína com os educadores e com a Natureza, permite que o aprendizado ocorra pela experiência, desperta sentimentos de empatia, interesse, cuidado e afeto por todos os seres (sharingnature.com). A Sharing Nature Worldwide foi fundada em 1979 pelo educador naturalista Joseph Cornell, para difundir as atividades e o método criados por ele. O Instituto Romã coordena as atividades da Sharing Nature Worldwide no Brasil desde 1996 (institutoroma.com.br).
Rita Mendonça é facilitadora de processos de aprendizagem com a Natureza, desenvolvendo uma abordagem que parte da experiência direta e sensível com os seres mais que humanos como base para a compreensão do mundo e da participação de cada um nele. Coordena a Sharing Nature Worldwide no Brasil e o Instituto Romã de Vivências com a Natureza. É professora e parte do coletivo da Escola Schumacher Brasil e idealizadora, coordenadora e professora no curso de pós-graduação A Natureza que somos – filosofias e práticas para uma ação genuína no mundo pel´A Casa Tombada. É escritora com diversos artigos e livros dentre os quais Meio Ambiente e Natureza (Senac), Conservar e criar natureza, cultura e complexidade (Senac) e A Natureza como Educadora (Aquariana), Atividades em áreas naturais (Ecofuturo).
Atividade presencial, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail [email protected] após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.
08/06 (sábado) às 15h
Família MAM + Semana do Meio Ambiente + Arte e Ecologia
Uma Gota no Rio: criando pinturas líquidas, com MAM Educativo
Você já encontrou algum rio pelos caminhos que atravessa? Em São Paulo, os rios estão por toda parte, por mais que não seja possível vê-los a céu aberto. Muitos se encontram canalizados, debaixo do concreto e da terra. Imagine se São Paulo e outras cidades se abrissem para seus rios, quais caminhos eles desenhariam na cidade? Nesta oficina, brincaremos com gotas de tintas como se fossem as gotas dos rios, criando pinturas e desenhos líquidos para percorrer nossos caminhos.
Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de três anos, acompanhadas de suas (eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Limitação de até 40 pessoas. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.
09/06 (domingo) às 15h
Domingo MAM + Semana do Meio Ambiente + Arte e Ecologia
Nas Curvas de M’boi com Coletiva Anhangá
Como um ato-manifesto, o público é convidado a navegar por águas esquecidas de uma cidade grande e vai realizar uma busca a fim de revelar memórias soterradas pelo tempo. Rios importantes que foram canalizados se manifestam como Cobras D’Água e transbordam fúria e lamento em enchentes para reverter esse processo violento de canalização. A partir da pesquisa que denominamos teatro palimpsesto (procedimento de investigação artística), relacionamos os rios locais dos territórios das futuras apresentações, assim como incorporamos as histórias e memórias de suas margens. A dramaturgia se estabelece como ponto de partida para o espetáculo teatral com fortes características de performance e intervenção urbana.