Não há dúvida de que a vitória da Espanha na Euro 2024 foi merecida. O time de Luis de la Fuente venceu todas as suas sete partidas no torneio, jogando um futebol brilhante ao superar equipes como Croácia, Itália, Alemanha, França e, finalmente, a Inglaterra na final. Durante o campeonato em Berlim, gols de Nico Williams, do Athletic Club, e Mikel Oyarzabal, da Real Sociedad, garantiram o troféu para La Roja, tornando esse triunfo “Made in Spain”.
Dos 26 jogadores no elenco de De la Fuente, 19 jogaram na LALIGA EA SPORTS na última temporada. Competir em uma liga doméstica tão forte semana após semana ajudou na preparação de jogadores como Williams e Oyarzabal para enfrentar os melhores do mundo no torneio na Alemanha.
Originários de oito clubes diferentes da liga, como Athletic Club, Atlético de Madrid, FC Barcelona, Real Betis, Real Madrid, Real Sociedad, Sevilla FC e Villarreal CF, esses clubes contribuíram diretamente para essa vitória ao enviar jogadores para os campos de treinamento.
Dani Olmo, uma das estrelas do torneio, passou pelas academias dos clubes catalães RCD Espanyol e FC Barcelona, antes de se tornar profissional no Dinamo Zagreb. Já Rodri, o melhor jogador do mundo em sua posição, surgiu no Villarreal CF antes de ser treinado por Diego Simeone no Atlético de Madrid durante a temporada 2018/19. E há também o graduado da La Masia, Marc Cucurella, que mostrou sua determinação na lateral ao longo do torneio, colocando em prática todos os passes aprendidos durante suas passagens pelo SD Eibar e Getafe CF.
Os clubes da LALIGA entendem a importância de investir em suas academias e em fornecer a infraestrutura ideal para que jovens jogadores alcancem o sucesso. Quer esses jogadores permaneçam no time por muitos anos ou sigam em frente, cada clube da LALIGA sabe que esse investimento vale a pena, tanto para eles quanto para o futebol espanhol como um todo.
É vantajoso para a seleção espanhola que o desenvolvimento juvenil dos clubes da LALIGA permaneça tão forte como, especialmente após o lançamento do LALIGA Impulso. Dois relatórios do Observatório de Futebol CIES durante a temporada 2023/24 mostraram que os times espanhóis realmente confiam em seus graduados das academias e lhes dão minutos significativos em campo.
Um dos relatórios mostrou que o FC Barcelona liderou todos os clubes das cinco principais ligas europeias em termos de minutos concedidos a jogadores sub-20, já que 15% dos minutos do time em campo na LALIGA EA SPORTS foram utilizados por jovens talentos, como a sensação da Euro 2024, Lamine Yamal.
Em outro estudo, foi analisado o uso de jogadores formados em casa por clubes das principais ligas europeias, contando aqueles que passaram pelo menos três temporadas em um clube de treinamento entre as idades de 15 e 21 anos. Nesta pesquisa, cinco dos seis melhores clubes em termos de número de ex-alunos das academias em seus elencos atuais eram da LALIGA EA SPORTS.